INTELECTUS Clínica
TDAH, Reabilitação Cerebral e Hipnose Clínica
Campo Belo e Vila Nova Conceição, São Paulo
WhatsApp (11) 94035-7289 e (11) 5561-9546
HIPNOSE CLÍNICA INTEGRATIVA
Hipnose Clínica
O que é?
A Hipnose Clínica é uma ferramenta terapêutica que ajuda o terapeuta a acessar o subconsciente do cliente e transformar as emoções, memórias e pensamentos que causam sofrimento ou bloqueio em sua vida. Assim, o cliente pode se libertar de padrões negativos e desenvolver seu potencial pessoal, profissional, social e espiritual, vivendo de forma mais plena, construtiva e saudável.
Na INTELECTUS Clínica, utilizamos o biofeedback cardioEmotion® para monitorar as reações fisiológicas do cliente durante a hipnose. Isso nos permite entender e observar melhor o fenômeno da hipnose e verificar se houve uma mudança efetiva nas respostas emocionais do cliente.
Além disso, o biofeedback nos permite educar e integrar o cliente no processo terapêutico, mostrando e comprovando os resultados da sessão.
O cérebro de "4 andares"
Imagine por um momento, que o ser humano tem quatro “partes” que funcionam de maneiras diferentes, mas integradas, que se comunicam entre si. Cada parte tem um papel importante na nossa vida e na forma como pensamos e agimos. Vamos chamar essas partes de "andares" e ver o que cada uma faz:
4. O quarto andar: é a parte que usamos para pensar de forma consciente e racional. É ele que nos ajuda a planejar o que vamos fazer, a tomar decisões, a controlar nossos impulsos e a falar com as outras pessoas. É ele que sabe o que nós queremos fazer e por quê. Essa parte é chamada de Mente Consciente e usa cerca de 5 a 10% da nossa capacidade mental. A região do cérebro que comanda essa parte é a frente da cabeça, chamada de córtex pré-frontal;
3. O terceiro andar: é a parte que guarda tudo o que aprendemos ao longo da vida, mesmo que não lembremos conscientemente. É ele que nos faz ter hábitos, crenças e valores que influenciam nosso comportamento. É ele que nos faz economizar energia e buscar nossa sobrevivência. Essa parte é chamada de Mente Subconsciente e usa cerca de 90 a 95% da nossa capacidade mental.
Ela não fala com palavras, mas pode nos impedir de fazer o que queremos, se achar que isso vai nos prejudicar.
A região do cérebro que cuida dessa parte é duas “bolinhas” – núcleos neurais - no formato de amêndoas, quase no meio do cérebro, chamadas de amígdalas do hipocampo. Essa parte sabe o que nós podemos fazer ou não. Quando o que nós queremos e o que nós podemos estão de acordo, nós conseguimos realizar nossos objetivos. Quando o que nós queremos e o que nós podemos estão em conflito, nós ficamos frustrados e insatisfeitos. Isso pode atrapalhar nossas relações em várias áreas da vida.
A função da hipnose é acessar a Mente Subconsciente e modificar as crenças e valores que nos impedem de ser felizes e bem-sucedidos. Frases como "não consigo", "é muito difícil para mim", "eu não mereço", "tenho culpa", são exemplos de crenças limitantes que podem ser transformadas em crenças positivas e fortalecedoras com a hipnose. Assim, podemos nos libertar das amarras mentais e alcançar o nosso potencial máximo.
2. Segundo andar: O sistema nervoso autônomo é responsável por funções vitais do nosso corpo, como a respiração, os batimentos cardíacos e a produção de hormônios. Ele também nos prepara para reagir rapidamente em situações de luta, fuga ou congelamento, o que pode se manifestar fisicamente como taquicardia, hipertensão, sudorese, tremores, diarreias, falta de ar e respiração ofegante.
1. Primeiro andar: O comportamento humano é influenciado por esses processos inconscientes, assim como por crenças limitantes e traumas emocionais que residem no subconsciente. Quando esses gatilhos emocionais são ativados, eles podem nos impedir de realizar nossos objetivos e sonhos.
A Hipnose Clínica busca identificar e ressignificar esses gatilhos emocionais para liberar a pessoa dessas amarras e permitir que ela alcance seus objetivos de forma mais fácil e natural. Com essa técnica, é possível acessar o subconsciente de forma segura e ajudar a pessoa a se livrar de crenças limitantes e traumas emocionais, permitindo que ela tenha uma vida mais plena e feliz.