INTELECTUS Clínica
Reabilitação Cerebral e Hipnose Clínica
Campo Belo, São Paulo
WhatsApp (11) 94035-7289
MITOS E CRENÇAS SOBRE HIPNOSE
Muitas pessoas carregam preconceitos, medos e bloqueios devido ao desconhecimento do enorme potencial terapêutico da hipnose. A seguir mitos e crenças sobre a hipnose que merecem ser quebrados:
Não é possível acelerar um tratamento com hipnose
Certamente é possível. E isso foi demostrado em diversas pesquisas científicas (veja aqui). Neste trabalho o autor demostrou que quando se utilizou a Psicanálise, houve uma taxa de recuperação de 38% após aproximadamente 600 sessões; com a Terapia Cognitivo-Comportamental, houve uma recuperação de 72% após média de 22 sessões. Com a Hipnose Clínica, a taxa de recuperação foi de 93% após uma média de 6 sessões.
Na sessão de hipnose a pessoa dorme, “apaga”
Não. O sono e o estado de transe hipnótico são coisas diferentes. Na hipnose a pessoa fica o tempo todo em estado consciente, enquanto que no sono, não. Existe grande confusão no meio popular imaginando que a hipnose e o sono são a mesma coisa.
O hipnotizador pode “roubar” informações do paciente
Isso não ocorre, uma vez que o paciente fica atento, consciente o tempo todo e só faz aquilo que quer fazer. O paciente só faz aquilo que permitir, aprovar e concordar. Durante o transe hipnótico o paciente tem total controle da situação, podendo sair do transe no momento que desejar.
Hipnose é um tipo de meditação
Não. Meditação e hipnose são dois estados diferentes e tem propostas diferentes. Na meditação o praticante não deve buscar um objetivo, somente se entrega ao silencio interno; nas sessões de hipnose deve haver necessariamente objetivos terapêuticos bem definidos e resultados a serem conseguidos.
Na hipnose não se pode recuperar memórias muito antigas
Sim, pode recuperar lembranças de fatos e eventos muito antigos. Com a hipnose é possível recuperar lembranças muito antigas (memórias não declarativas). Existem evidencias que memórias emocionais, ainda da fase fetal, podem ser recuperadas e ressignificadas quando há algum trauma instalado.
No transe hipnótico eu perco a noção do ambiente
Não perde. A pessoa em transe hipnótico está consciente o tempo todo, porém com a faculdade da crítica e julgamento reduzidos momentaneamente. Ele ouve o tempo todo, mas não fixa a atenção em distratores externos.
Durante a hipnose a pessoa fica inconsciente
Não. A pessoa fica sempre consciente, a menos que ela durma durante a sessão de hipnoterapia. Neste caso o profissional interage com a pessoa para que ela fique acordada, em estado de vigília o tempo todo.
O hipnoterapeuta “invade” o cérebro do paciente
Não é verdade. Todo estado de hipnose é, na realidade, de auto hipnose. O profissional só mostra o caminho do relaxamento profundo, mas quem faz tudo acontecer é o próprio paciente.
A hipnose não trata doenças físicas
Sim, pode tratar várias delas. Doenças de fundo emocional que se manifestam no corpo podem ser tratadas com hipnose. Sempre se recomenda que o paciente mantenha medicamentos indicado por seu médico e só desmame por sua recomendação explícita. Consulte o hipnoterapeuta e ouça sua opinião quanto aos tratamentos possíveis
.